domingo, 19 de julho de 2009

SBPO

I Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia
Diretoria São Paulo- em São José do Rio Preto



A Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia foi fundada em 1°. de maio de 1994 e congrega profissionais e estudantes de áreas da Saúde e Educação, com o objetivo de divulgar e desenvolver a Psico-Oncologia em todo território nacional.
Psico-Oncologia é a interface entre várias áreas do saber, que busca conhecimentos e técnicas aplicadas na assistência integral ao paciente com câncer e seus familiares, bem como busca incentivar a sistematização de conhecimentos que forneçam subsídios para profissionais de saúde e demais área interligadas com o tema.
A implantação do I Núcleo Regional da SBPO - Diretoria São Paulo decidido em Assembléia no X Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, ocorrido em Fortaleza, em agosto de 2008, representa uma conquista na área da saúde para a cidade de São José do Rio Preto e Região.
Seu compromisso maior é a Prevenção e o Cuidado com a Vida, especialmente em suas etapas mais críticas, proporcionando qualidade e conforto a pacientes e seus cuidadores (sejam esses seus familiares ou os profissionais que os atendem).
"A Psicologia é indispensável no atendimento em Oncologia. Tornou-se obrigatória a presença de profissionais especialistas em Psicologia Clínica no Serviço de Suporte, como um dos critérios para cadastramento de Centros de Atendimento em Oncologia, junto ao SUS - Sistema Único de Saúde. A determinação consta na Portaria número 3.535 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União de 14/10/98."
Sua área de atuação abrange além da formação profissional, a educação da sociedade com campanhas educativas e preventivas. O dia 01 de Agosto de 2009 marcará com um evento cientifico o inicio do I Núcleo e I Módulo do Curso de Capacitação em nossa cidade.
Esse curso terá a duração de 10(dez) módulos, sendo um por mês,aos sábados, terminando em junho de 2010.



Coordenadoras do Núcleo -Psico-Oncologistas pela SBPO:
Maria Belmira Paes de Almeida Garcia- CRP 06-56522/2 (17) 32329773 (17) 81163625
Silvana Marques dos Santos Mendes- CRP 06-54295/4 (17) 32162485

Nenhum comentário: