sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Carnaúba : a árvore da vida

Carnaúba a árvore da vida
Para se conhecer as belas praias do Ceará, é necessário sair da capital , Fortaleza.
Pela janela do ônibus ou do carro, no mês de setembro , é possível ver pelo caminho que vai de Fortaleza até Canoa Quebrada muitas árvores que tem um significado muito grande para os nativos do Nordeste.
É a Carnaúba, que segundo a Wikipédia é uma árvore da família Arecaceae endêmica no semi-árido do nordeste brasileiro, árvore símbolo dos Estados do Piauí e Ceará,
É bárbaro ir olhando para essas árvores que se reproduzem pelo simples fato dos animais comerem seus frutos e ,com seus dejetos, fazerem a reprodução natural dessa árvore.
A Carnaúba tem esse nome de árvore da vida pois dizem que tudo nela é aproveitada: desde a raiz que tem uso medicinal como diurético, passando pelo tronco que tem uma madeira de primeira linha , usado em construções; com as palhas são feitas lindas peças artesanais, adubação do solo e também são usadas para a fabricação da famosa cera que entra na composição de cosméticos, cápsulas para remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras para polir e revestimentos; seus frutos servem de alimentos ricos em nutrientes para os animais.
Interessante também observar que a Carnaúba se reproduz melhor no chão árido. Várias dessas árvores se enfraquecem em contato com a água, na terra seca elas se mantêm altivas e vigorosas.
Realmente tem muito a ver com sua denominação, afinal parece que a vida se desabrocha na aridez dos acontecimentos
O ser humano consegue descobrir sua força em contato com a dificuldade.
Sua energia é liberada quando precisa dela para ultrapassar obstáculos.
Com desejo e atitude, é possível a superação.

Nenhum comentário: