sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Fortaleza de um povo sofrido

Viajar para o Nordeste pode se transformar em uma descoberta de um Brasil que não sai nos catálogos das agências de viagens.
Fortaleza é uma cidade de uma incongruência abissal!.
A orla com magníficos prédios de apartamentos enormes e luxuosos, de valores altíssimos, restaurantes requintados onde estrangeiros se fartam com as delícias das comidas típicas e onde utilizam de seu poder de compra para comprar o que não deveria ser vendido: a ingenuidade de crianças trocadas por um punhado de dólares.
Os vilarejos , próximos a Fortaleza de uma pobreza desconsolável, com mulheres rendeiras que confeccionam preciosidades em matéria de artesanato.
As casas mínimas, com portas tão baixas que devem ser feitas apenas para entrar cearense.
Um povo bom, mas sofrido. Mas dando a impressão que é um sofrimento adaptado, acomodado.
Saneamento passa longe desses vilarejos. O que na capital tem de beleza e conforto nos hotéis, provavelmente nessas pequeninas casas só é conhecido pela televisão.
Um divertimento que não falta nas casas dos nativos.
Rede e televisão. Não, não foi erro de escrita . Não é rede de televisão,, mas deita-se na rede pra se ver televisão. No lugar de sofá, rede, feita por eles mesmos.
E na frente das casas as rendeiras com seus bilros fazendo suas artes.
Mas , como disse Elcine, guia turística( que para se fazer lembrar associou seu nome com Tele Cine): "O que importa: é ser feliz!"

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens. Agora é só manter o tônus e atualizar sempre para conquistar os leitores

Maria Angelica (DE - Munich) disse...

adorei!

Maria Angelica (DE - Munich) disse...

saudades!